quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Entende??



Deus salve o Corinthians, porque São Jorge não tá com essa bola toda...




Com essa clássica expressão imortalizada pelo nosso queridíííííísimo Pelé, o rei da diversidade vocabular da língua portuguesa e uma digressão – esta, afinal, o que o fato de o Pelé ter vicio de repetir a mesma palavra tem a ver com o assunto de hoje, o Campeonato Brasileiro de 2007? (ops, outra digressão) – iniciamos agora, já passados 4 dias do fim do Campeonato (Tricolooooooor, Eee-ooo!!!), um balanço desta temporada do nosso futebol.
Era na verdade, pra ser um texto comemorativo da conquista do penta campeonato pelo meu time, mas alem de estar um pouquinho atrasado – o titulo foi conquistado há um mês atrás - seria como cair na repetição da mídia que já vem falando há uns 2, 3 anos: "São Paulo é o melhor time do Brasil…" , "O São Paulo é um exemplo de direção administrativa…" e bla bla bla… Bem, isso não se discute – até onde a gente sabe – mas melhor não. Em vez disso, preferi fazer um apanhado de algumas coisas que eu vim observando no futebol brasileiro de uns tempos pra cá.


1 - Tricolor Penta Campeão

Sou são paulino incondicional – apesar de não tããããããão dedicado como há muitos anos atrás – mas mesmo assim, é muito bom ver mais uma vez o meu time se sagrar campeão de forma tão definitiva e inquestionável como foi no Brasileirão deste ano. Com quatro rodadas de antecedência! Nunca antes nenhum time havia realizado tal feito. É pra se ficar mesmo orgulhoso quem for torcedor São Paulino – claro que isso não bota comida na mesa de ninguém e não faz desaparecer os seus problemas – mas é legal… isso não tem como negar. A ultima vez que o São Paulo passou por uma fase tão boa quanto a atual foi na sua fase de ouro, no inicio da década de 90, que foi quando eu me tornei um São Paulino, mais dedicado e passional naquela época – do tipo que chorava quando o time perdia algum jogo, principalmente quando era algum clássico. Mas, de boa galera… isso porque tinha 9, 10 anos na época. Hoje isso não rola mais. O.K.? O.K.??
Depois desse período clássico – conquista do Brasileirão de 91, duas Libertadores e 2 mundiais de Tóquio (92 e 93) e de um elenco espetacular que o Tricolor tinha na época (Raí, Muller, Palhinha, Leonardo e por aí vai…), o São Paulo passou por uma má fase que durou uns bons anos – dificilmente chegava em decisão, se limitando à fazer boas campanhas preliminares e "mijar pra trás" na reta de chegada. Em 2005 isso mudou. Primeiro, com o tri da Libertadores e consolidando o retorno aos bons tempos com o Tri no Japão em cima do Manchester – o mesmo que detonou com o Palmeiras em 99.
Em 2006 o Muricy assumiu, perdemos a chance de sermos tetra da Libertadores em casa pro Inter e só restou o Brasileirão de consolo. Este ano a mesma coisa, só que desta vez foi o Grêmio (malditos gaúchos…) que melou a nossa festa. E mais uma vez, faturamos o Brasileirão de forma lógica, clara e evidente, na ponta durante todo o segundo turno do campeonato, com folga e garantindo a taça 4 rodadas antes.
Melhor time. Melhor técnico. Melhor defesa. Melhor jogador. Hum… será que sou só eu que não estou 100% contente? Claro que ganhar um Brasileirão é sempre bom, mas pra mim isso não apaga por exemplo, os dois chocolates que tomamos do São Caetano no quadrangular decisivo do Paulistão no começo do ano. Assim como também gostaria que tivéssemos atropelado o Grêmio e partido pra cima do Boca na final da Libertadores, este ano também. Será que o resultado teria sido o mesmo da Sul-Americana, quando eliminamos os hermanos? Ano passado foi pior ainda: depois de fazer um impecável jogo de campeão durante toda a Libertadores, perder a final pro Inter foi um belo de um balde de água fria pra quem já dava o tetra como ganho. Acontece… Seja como for, se essa boa fase prosseguir, ano que vem será mais um ano espetacular pra nossa torcida e pro nosso time que sem dúvida nenhuma É O MELHOR TIME DO BRASIL - da ultima semana e da próxima também (tomara).

2 - Campeonato Corrido

Não, você não leu errado e nem está faltando palavra alguma no texto acima. É apenas uma expressão que pode representar bem o Brasileirão atual. Com o sistema de pontos corridos que é utilizado atualmente pela CBF na maioria de seus campeonatos, muita coisa da excitação e da emoção dos jogos se perdeu. Vou explicar: um campeonato de pontos corridos pode ser a forma mais justa de se conduzir uma mega competição como o nosso CB – ganha quem pontua mais e pronto – mas dependendo do momento em que se encontram, só são preciso umas 4, 5 rodadas pra marcar as cartas e já sacar quem tem chance e quem só está pra encher a tabela e quem vai pra segundona. Este ano foi a maior mostra disso: o São Paulo, vindo da eliminação da Libertadores, começou bem inconstante, nem sempre conseguindo bons resultados e boa parte do primeiro turno tiveram alguns poucos times na ponta (Cruzeiro, Botafogo) e depois que o Tricolor tomou fôlego e avançou, ninguém mais segurou, chegando a ficar até 15 à frente do segundo colocado. Car***o, 15 pontos são 5 jogos, pô!! Nenhum time conseguiu chegar nem perto. Não só uma mostra da supremacia do Tricolor do Morumbi, pra mim isso ficou com cara de jogo manjado. Este foi um campeonato em que as atenções não foram pra quem venceria o campeonato – que é o que deveria ser – mas em ver quais times seriam rebaixados (Saaaaaaaaaalve o Corinthians…) e quais comporiam o tal do G4 pra disputar junto com o São Paulo a Libertadores no ano que vem (que é uma coisa que eu nao consigo entender, "entende"? Pra que esses times se matam pra conseguir uma "vaguinha" pra disputar Libertadores e quando chegam lá só fazem lambança e não conseguem ir pra frente – tirando o São Paulo mesmo e a gauchada de uns anos pra cá). O Brasileirão deste ano foi um campeonato disputado de cima pra baixo.
É engraçado que se você parar pra pensar, vai ver que o futebol não é um esporte de encher os olhos – antes já foi bem mais – são poucos lances que chamam atenção durante uma partida, que na maioria das vezes é arrastada, são poucos gols por partida, já não tem mais aquela profusão de craques como tinha (meio que já escassa) até o final da década passada (Ronaldo, o gordo em 93, Ronaldinho dentuço em 98 e Robinho em 2002) e estes quando aparecem, logo são sugados pelos milionários clubes europeus, que só nos deixam ficar com "relíquias" do quilate de Edmundo e o Túlio que ainda faz uns golzinhos aí num timeco da terceira divisão. Com o passar dos anos e a globalização (sempre ela…), houve uma aproximação maior do futebol que é jogado aqui e o praticado principalmente na Europa, onde se é jogado um futebol mais frio, tático, truculento e que não prioriza as belas jogadas, dribles e a ginga e malemolência que era mtradicionais do futiba tupiniquim (odeio essa expressão).
O esquema tático ficou em primeiro lugar em detrimento do espetáculo e dessa forma, toda uma nova maneira de se organizar um time e posicioná-lo em campo surgiu desse intercambio do futebol mundial. Pode ver que até as funções dos jogadores em campo mudou – principalmente o papel do lateral que antigamente era um jogador de apoio na armação de jogadas e hoje serve como um armador recuado que vai e volta e ainda ajuda a defesa, podendo também ser usado como terceiro e até quarto zagueiro dependendo do esquema tático armado pelo técnico – como por exemplo, o Richarlyson no São Paulo mesmo que se desdobra em várias posições. Não existe mais aquele lance de "ponta direita", "ponta esquerda", a maioria dos times se resume a um centroavante e cada vez mais vai ser difícil de se ver uma dupla de ataque do naipe de Bebeto e Romário, que botaram pra f**** na copa de 94. Hoje é mais importante defender do que atacar, e um dos principais expoentes dessa (não tão) nova tendência é o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho que ganhou os seus dois títulos pelo time basicamente dessa maneira: defendendo (muito) e contra atacando (o absolutamente necessário) e com seu jeito marrento, mulato e manhento conseguiu obter suas vitórias e administrar os resultados, com jogos decididos no grito e na ponta do lápis. E pra endossar mais ainda o que eu tô falando aqui: o (goleiro do São Paulo) Rogério Ceni foi escolhido como o melhor jogador da temporada por 2 anos consecutivos!! Tudo bem, ele pega no gol pra caramba, bate falta e penalty bem mas... sei lá, alguma coisa não anda muuuito certa nisso. Cadê o tal do "futebol arte"?
E com a adoção do sistema de pontos corridos, mais um elemento da essência do futebol se perde: o fator emoção. Os times tinham que se matar até o fim pra vencer, pra conquistar o premio máximo: o campeonato. Não se contentar com sua mediocridade e limitações e apenas brigarem por posições secundárias e terciárias na tabela a fins de obter vaga pra algum torneio internacional - Libertadores e Sul-Americana (digo, quem liga pra Sul-Americana?) e pra não ficar na zona de rebaixamento. Tem um filme do Stallone, que eu tô em dúvida agora qual que é, se o Falcão braço de ferro ou algum Rocky, em que ele diz uma frase que eu uso como filosofia de vida: O segundo lugar fede! (será mais uma perola made by Jeph Loeb, o rei das frases feitas?) É uma bela frase, mas que não tem muito apelo no futebol brasileiro: o segundo lugar aqui é uma maravilha. O terceiro e o quarto também, só não pode chegar no décimo sexto, décimo sétimo em diante… aí o bicho pega.
As vezes o mais justo não é o mais emocionante ou divertido, mas do que eu tô reclamando? Meu time é bi / penta campeão brasileiro e ainda posso dizer 100% convicto que foi de maneira justa e não à base de roubalheira como alguns em outras oportunidades (Timão, eeeeoooo!!!) e ainda por cima, aqui no Brasil que, venhamos e convenhamos… o que de justo tem por aqui?

3 – Cagaram no Timão e limparam o C* com o dedo!

Sem nenhum ressentimento, ódio, desprezo ou qualquer outro sentimento negativo que pode ser atribuído (merecidamente) ao Corinthians, mas a seguinte frase é perfeita pro epitáfio do timão este ano: Nada como um dia após o outro. Explico com todo prazer… nunca tinha visto coisa mais escabrosa desde que eu comecei a curtir futebol do que aquela lambança da máfia da arbitragem em 2005 que acabou favorecendo o Corinthians e que o fez ganhar aquele campeonato injustamente. Era uma corja desgraçada: Kia, Msi, criminosos russos, os próprios árbitros… aquele campeonato deveria ter sido anulado e apagado da historia do futebol brasileiro.
Nestes dois últimos anos, o Timão vem sofrendo de uma derrocada lenta com destino certo à mediocridade, cujo tiro de misericórdia foi dado no ultimo domingo, na ultima rodada do campeonato, com a confirmação do rebaixamento pra segunda divisão no ano que vem. Não teve camisa, torcida, mandinga ou macumbaria da grossa e nem ameaça de morte que desse jeito. Nem São Jorge teve poder o bastante pra livrar o Coringão da zona de rebaixamento. Campeão num dia, segundona no outro – nada como um dia…após o outro.
Uma coisa que a torcida do Corinthians não pode reclamar é de falta de chance. Tem que ser muito idiota de achar que a culpa é do Paraná, do Goiás ou mesmo do Grêmio, com quem disputou o ultimo jogo em Porto Alegre no domingo. A má fase do Corinthians já vem de muito tempo e o resultado final só podia ser esse. Se bem que eu não tava levando fé durante o ano todo de que isso iria acontecer devido à vários e diversos fatores que podiam influir no andamento da queda do Corinthians (tapetões, máfia dos cartolas, a própria CBF, o plim-plim…) e esperava que em algum momento do campeonato fosse ocorrer alguma virada de mesa que livrasse o rabo do Timão de ser rebaixado. Não acreditei 100% que isso fosse ocorrer até o apito final no ultimo jogo neste domingo. Bem, eu estava errado (acontece uma ou duas vezes no ano…) e taí a alegria de todos os São Paulinos, Santistas e Palmeirenses pra coroar e a espetacular primeira página do Lance de segunda (toda preta, só com o logo do jornal e o preço) é o retrato perfeito do estado em que o Corinthians e seus torcedores se encontram: em luto. Ainda mais se levarmos em conta como é mesmo "fiel" essa torcida – os caras matam trampo (os que tem algum) em plena segunda-feira pra ir protestar no Parque São Jorge, ligam pra casa de jogador ameaçando a família do cara de morte, quebram orelhão, fazem zona nas ruas, choram feito criança pras câmeras de TV do Brasil inteiro, podendo as vezes Por em dúvida até mesmo sua virilidade ou falta dela… Crap…very crap. Surpreso de não ter acontecido uma onda de suicídios coletivos esta semana (dependendo de quem fossem, até que não seria uma má idéia). Ou de atentados às famílias de jogadores, dirigentes e comissão técnica do Timão – talvez uma surpreendente mostra de maturidade por parte desses torcedores que decidiram passar direto pra aceitação, pulando a negação, a ira, a barganha e a depressão – os 5 estágios da perda. Melhor assim.
Mais puta deve ter ficado é a Globo. A maioria das transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro eram do Corinthians. Agora com o ele na segunda divisão, com certeza os jogos do Brasileirão do ano que vem terão menor audiência – vai ser uma bela cambada a menos com a TV ligada no plim-plim de quarta a noite e nas tardes de domingo – bom pro seu Silvio e pro Bispo.
No mais, não é o fim do mundo pra fiel torcida – ainda vai poder acompanhar alguns "clássicos" no estádio, mesmo na segundona: Corinthians X Bragantino, Corinthians X Paulista de Jundiaí, Corinthians X São Caetano, Corinthians X Brasiliense… não é tão ruim assim, vê?
É a vida… Nada como um dia após o outro.Vence um campeonato no cambalacho e é rebaixado 2 anos depois. Bad karma, eu diria – se eu não fosse agnóstico convicto de fé (essa foi boa).

Foram mais esses mesmos os destaques do CB deste ano que eu queria dar uma passada. Como diz um tiozinho que trabalhava comigo: que este ano seja melhor do que o ano passado e pior do que o ano que vem. Este ano já foi, mas fica aí a expectativa pro ano que vem.
Saaaaaaaaaaaalve o Tricolor Paulista, penta campeão brasileiro.
E salve o Corinthians (tá precisando mesmo, só São Jorge não tá dando muito certo)
Saca só essa: na falta de algo mais original pra acompanhar este artigo, pra quem quiser, o hino do campeão brasileiro com todos os méritos (quantas vezes você já não ouviu isso este ano? Puta falta de originalidade…): http://www.4shared.com/file/31386500/ec462a7a/Hino_do_So_Paulo_Futebol_Clube_-_Normal.html o São Paulo Futebol Clube, campeão Brasileiro de 2007.

5 comentários:

Anônimo disse...

SEU
BLOG
É
UMA
MEEEEEEEEEEEEEERDAAAAAA

Anônimo disse...

MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda

Adriano Borges disse...

pau no seu cu, anonymous. nem homem o suficiente vc é pra se identificar.
o q foi? medinho de eu te pegar de quebrada e entortar seu nariz no soco?

Anônimo disse...

Se indentificar pra que o site continua ficando uma merda não ia mudar mesmo merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda merda