segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Renato Russo - A história que não passou no especial da Globo


Por Adriano Smith Borges – jessecustersigod@hotmail.com

No ultimo dia 11, fez 11 anos do falecimento de um dos grandes ícones da cultura contemporânea Brasileira, e o maior ídolo do Rock Nacional, Renato Manfredini Junior, o Renato Russo, cantor, compositor e as vezes baixista, aos 36 anos, por complicações da Aids, doença que também levou outro grande artista brasileiro, Cazuza anos antes. Era soropositivo desde 1990, mas nunca revelou publicamente sua doença como fez Freddie Mercury que se expôs publicamente. Renato foi encontrado morto em seu apartamento no dia 11 de outubro de 1996, pesando apenas 45 quilos. Seu corpo foi cremado no dia seguinte, 12 de outubro, no cemitério do Caju.
Na ultima sexta feira, a Rede Globo exibiu o especial “Por Toda Minha Vida”, programa onde são contadas biografias de grandes artistas nacionais, dedicado à historia de Renato Russo, com direito a entrevistas com sua mãe, dona Carminha, e amigos do tempo de Brasília, como Phllipe Seabra da Plebe Rude. Teve até “reconstituição dos fatos” bem no estilo (duvidoso) do “Linha Direta”. Como se tratava de um programa de TV, muita coisa da historia conhecida do artista foi suprimida (talvez intencionalmente?) com o propósito de passar um caráter mais pessoal, emocional e as vezes até mesmo piegas, como as próprias novelas do Plim-Plim. Mas de todo modo, foi bem vinda a iniciativa da Globo de prestar uma “homenagem”a esse que foi um grande ídolo da música brasileira e principalmente um ícone da juventude de sua geração e do Rock nacional – e ainda com apresentação da deliciosa Fernanda Lima. Viva a Legião Urbana!!

O início De Tudo

Nascido no rio de Janeiro ao dia 27 de março de 1960, Renato antes do estrelato, antes de basear sua vida no trinômio Sexo, drogas e Rock N´Roll, era professor de inglês em Brasília, onde viveu a maior parte de sua adolescência. Ele aprendeu o idioma ao morar em Nova Iorque dos 7 aos 10 anos, mudando-se para Brasília aos 13. Entre os 15 e os 17, Renato sofreu de uma doença rara e agonizante: a epifiliólise, que o prendeu à uma cadeira de rodas, durante esse período de sua adolescência. Nesta época ele leu muitos livros e ouviu muita música e já sonhava em montar uma banda de rock, que é o que viria a acontecer, anos depois.
O nome artístico “Renato Russo” foi uma homenagem a
Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel, personalidades que Renato admirava. Alguns anos depois, ao conhecer o guitarrista André Pretorius (que foi realmente quem se cortou com as cordas da guitarra durante um show, de acordo com depoimentos em biografias anteriores) e o baterista Fê Lemos, formaria a banda Aborto Elétrico em 1978, que foi o embrião das duas maiores bandas de Brasília: Legião Urbana e Capital Inicial. Várias composições das duas bandas saíram dessa época: Geração Coca Cola, Química, Fátima, Veraneio Vascaína entre outras.
Após vários desentendimentos entre Renato e Fê, a banda se dissolveu em 82, dividindo o espólio de suas composições em duas partes. Fê formou o Capital inicial juntamente com seu irmão Flávio Lemos (baixo), Loro Jones (guitarra) e Dinho Ouro Preto (vocal), André voltaria para a África do Sul, onde morreria anos depois e Renato partiu para uma curta carreira solo, onde passou à se apresentar em barzinhos da cidade com um banquinho e violão sob a alcunha de “Trovador Solitário”. O hino Faroeste Caboclo pertence à essa fase.
Mas apesar de ter tido um relativo sucesso como “trovador Solitário”, Renato ainda não tinha desistido da idéia de ter sua banda e como a história tratou de confirmar, ele tinha razão em persistir.

Surge A Legião Urbana

Havia uma bandinha de certo destaque na cena roqueira em Brasília chamada Dado E O Reino Animal com (Óbvio!) Dado Villa Lobos e Loro Jones nas guitarras, Marcelo Bonfá na bateria e um tal de Pedro Thompson Flores (???) nos teclados. Depois do fim do Aborto, Renato e Bonfá tocaram algumas vezes juntos até que eles decidiram montar uma banda fixa. Assim nasceu a Legião Urbana que no inicio sofreu com uma rotatividade de guitarristas. Primeiro foi um tal de Paraná que não ficou muito tempo, logo no começo da banda. Depois Ico Ouro Preto (irmão de Dinho do Capital). Até que finalmente Dado assumisse as guitarras em definitivo, Bonfá e russo chegaram até mesmo à ensaiar só com baixo e bateria.
Final de 83, os Paralamas do Sucesso foram tocar na capital e a caravana do amor também pra lá se encaminhou. Outra banda de Brasília, os Paralamas foram os primeiros a assinar contrato com uma grande gravadora, a EMI. Com uma forcinha de Herbert Vianna, a Legião foi para o Rio gravar o LP.
Eles tiveram um começo difícil. Logo de cara tiveram que aturar o produtor Marcelo Sussekind (que anos depois viria a sepultar sua carreira com a bomba Oxigênio do horrendo Jota Quest), que queria que a pedrada punk Geração Coca Cola fosse uma baladinha Country. Isso quase decretou o fim da banda, mas felizmente tudo se resolveu e a Legião foi o grande sucesso do verão de 85, com o seu disco de estréia vendendo surpreendentemente bem.
Com o lançamento de DOIS em 86, o sucesso chegou de vez, fazendo com que eles fizessem apresentações em estádios abandonando a estrutura de pequenos shows como os de inicio de carreira. Tocando em todas as rádios AM e FM, DOIS tinha várias musicas de sucesso.
No terceiro disco, QUE PAÍS É ESTE (89), eles mantiveram a fama, mas foi no disco seguinte, AS QUATRO ESTAÇÕES, que o estrelato chegou de forma definitiva. Com músicas mais leves, falando do cotidiano juvenil, este disco fez da Legião o maior fenômeno da historia do Rock nacional, lotando estádios em todo o país.
Um ano antes, Renato assumiu publicamente sua homossexualidade. No final da excursão de AS QUATRO ESTAÇÕES, foi internado em uma clínica por estágio avançado de alcoolismo. Fizeram o teste de HIV e deu positivo. Mas mesmo com essa revelação, a banda não desistiu e eles continuaram com o trabalho que vinham desenvolvendo. Mas as turnês já não eram mais realizadas. Com a saúde debilitada, Renato passou a se poupar mais, evitando os desgastes de longas e desconfortáveis viagens Brasil afora.
Em 91 saiu o disco V. Era Collor (Quém tem saudades disso? Só o povo de Alagoas que elegeu o filho da mãe para Senador da Republica no ano passado. Realmente, a letra de Que País é Este está atualíssima ainda.). Embalado por uma viagem progressiva, esse disco trata basicamente da experiência de Renato com as drogas, apesar de ele estar totalmente limpo nessa época ( sem usar drogas ou álcool).
O sexto álbum de inéditas, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, foi lançado em 93. Eles fizeram uma turnê para divulgar o disco, cujo registro pode ser comprovado no álbum duplo COMO É QUE SE DIZ EU TE AMO de 2001. Renato lança em 94 seu primeiro álbum solo, THE STONEWALL CELEBRATION e em 95, O EQUILIBRIO DISTANTE, onde ele faz versões de musicas pop italianas.

O Fim

Em 96 Renato já estava totalmente debilitado pela doença. A legião se reuniria pela ultima vez para gravar 30 canções que seriam lançadas em um disco duplo. Daí surgiram duas listas, sendo que uma foi aprovada por Renato para ser lançada e a outra não - pelo menos não de imediato. Das músicas selecionadas por Renato saiu o disco A TEMPESTADE, e o resto do material seria descartado.
Começaram a surgir rumores de que Renato havia cometido suicídio, não era verdade, mas ele já não comia há dias e recusava-se a sair do quarto. Mas foi mesmo em seu apartamento no dia 11 de outubro de 96, que Renato faleceu. Bonfá e Dado tomaram as providencias práticas de acordo com a vontade de Renato.
Em 97, o conteúdo restante as ultimas musicas de estúdio da Legião, foi lançado sob o titulo de UMA OUTRA ESTAÇÃO. De início não era para ser lançado após a morte de Renato, mas acabou saindo mesmo assim, apesar dos protestos dos fãs mais radicais. Ainda saiu O ÚLTIMO SOLO, com sobras dos dois discos solo.
Mesmo após sua morte, Renato Russo mantém se presente na vida de seus fãs e sua obra será por bastante tempo ainda apreciada com um legado que mantém se intocado durante todos estes anos e que ao que parece permanecerá constante, visto que nenhuma outra banda conseguiu tamanha repercussão ou idolatria como tinha a legião em seus bons tempos . Seja por coletâneas caça níqueis, ou gravações de shows ao vivo que saem de dois em dois anos, ou mesmo a constante lembrança de seu timbre e estilo no imitador Catedral. Foram lançados 4 livros sobre sua pessoa, os dois de maior destaque são: "Conversações com Renato Russo", com trechos de entrevistas onde ele mostra o seu ponto de vista contundente sobre o rock, a homossexualidade, o mundo, as drogas, a política e o mundo em geral e , "Poesia em Renato Russo - análise e interpretação" de Eziel Percino (bacharel em
Letras pela Universidade de São Paulo e professor de Literatura Brasileira, bacharel em Teologia pelo STBI), dissecando as letras do poeta do Rock nacional. Há a previsão de que seja produzido um filme contando a sua historia nos mesmos moldes do de Cazuza. Até o momento não há muitas informações à respeito disso.

Discografia Legião Urbana:
LEGIÃO URBANA (1985)
Já na estréia, a banda apresenta um som bem trabalhado, de ótima qualidade que viria a ser uma marca durante toda a sua carreira. Misturando elementos do pós-punk inglês do inicio dos anos 80, a Legião neste primeiro disco, eles se mostram bem antenados com o que de melhor estava rolando na cena mundial.
Um ótimo disco de estréia com vários clássicos que até hoje está na cabeça de muita gente.
Destaques: Será, Ainda é Cedo, Geração Coca-Cola, Por Enquanto e Soldados.

DOIS (1986)
Para muitos, o maior clássico da Legião Urbana, foi o primeiro trabalho à ter grande sucesso comercial e de crítica, chegando a vender 600 mil cópias na estréia. Consolidando a fama que a Legião já tinha conseguido no disco anterior de “The Smiths Brasileiro”, este disco apresentou um trabalho mais elaborado e coeso nas suas composições.
Destaques: Eduardo e Mônica, Daniel na Cova dos Leões, quase Sem Querer, Tempo Perdido e Índios.

QUE PAÍS É ESTE (1987)
Um apanhado de gravações de diferentes fases da banda, QUE PAÍS É ESTE, pode ser dividido em duas classificações: o rock basicão, com uma pegada mais punk da época do Aborto Elétrico, com musicas de arranjos mais simples e letras revoltadas e algumas composições de caráter mais pessoal como a epopéia Faroeste Caboclo, de quase 10 minutos, que pertence à fase onde Renato se apresentava nos barzinhos de Brasília sob a alcunha de Trovador Solitário.
Destaques: Mais do Mesmo, Faroeste, que Pais é Este, Eu Sei, Química e Angra dos Reis.

AS QUATRO ESTAÇÕES (1989)
Recorde absoluto de vendas da época, este disco foi o maior sucesso comercial da banda – vendeu mais de um milhão de cópias, um feito espetacular para a época. Com um monte de hits, onde Renato filosofou sobre a Bíblia, Camões e Buda. Este trabalho afirmou de vez que a Legião Urbana era de fato a maior banda de Rock do Brasil de uma vez por todas, chegando a receber uma proposta de ser atração exclusiva de um dos dias do segundo Rock In Rio (1991).
Destaques: Há Tempos, Pais e Filhos, quando o Sol Bater na Janela Do Teu Quarto, Monte Castelo, Meninos & Meninas.

V (1991)
Este disco marca uma mudança radical tanto nos arranjos quanto nas composições em si da banda. Agora eles apresentam um som progressivo em musicas longas com riffs que mostram claras influencias de Led Zeppelin e Pink Floyd.
Destaques: Metal Contra As Nuvens, Teatro Dos Vampiros, Sereníssima, Vento No Litoral, O Mundo Anda Tão Complicado.

MUSICA PARA ACAMPAMENTOS (1992)
Álbum duplo, gravado parte ao vivo ( em shows em SP, na MTV e sessões em estúdios de FM´s cariocas.).
Destaques: A Canção Do Senhor Da Guerra e faixas que depois viriam a compor o material do acústico mtv.

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1993)
Em 1993, Renato já sabia que estava com AIDS e isso se refletiu claramente na banda. Eles já não faziam mais turnês, tornando-se uma banda exclusivamente de estúdio. Apesar de uma fase turbulenta, este álbum é um dos mais criativos e como os anteriores, apresentou vários hits – até mesmo um tardio: Love In The Afternoon, que fez parte da trilha sonora da novela O Clone (2002).
Destaques: Vinte E Nove, Perfeição, Giz, Os Barcos e Vamos Fazer um Filme.

A TEMPESTADE ( OU O LIVRO DOS DIAS) (1996)
Era para ser um disco duplo, mas acabou saindo como simples mesmo. A banda já estava em sua fase terminal – Renato morreria pouco tempo depois do lançamento do disco. Este é o trabalho mais fraco da banda, que já não tinha mais a mesma inspiração de outrora. Alguns diziam até que Renato havia perdido sua criatividade neste disco, se limitando a fazer canções de amor para seus bofes. Enfim, ainda assim, algumas músicas tiveram uma boa repercussão comercial.
Destaques: Dezesseis e A Via Láctea.

UMA OUTRA ESTAÇÃO (1997)
Este seria a outra parte do CD A TEMPESTADE ( OU O LIVRO DOS DIAS). As musicas deste disco foram as que inicialmente foram preteridas pela banda, que optou por lançar apenas o disco anterior. Mas no final acabou apresentando um material superior ao de A TEMPESTADE. Saiu como disco póstumo, apesar da oposição de Renato em lançar este material.
Destaques: As Flores Do Mal e Antes Das Seis

MAIS DO MESMO (1998)
Coletânea caça níqueis, que se aproveitou do sucesso da Legião após a morte de Renato Russo. Totalmente desnecessária, pois não apresenta nada de novo e todos os discos da banda continuam em catalogo.

ACÚSTICO MTV (1999)
Registro na integra da apresentação da banda tocando “desplugada” nos estúdios da MTV em 1992. Parte desse show saiu no duplo MUSICA PARA ACAMPAMENTOS, também rendeu um DVD. Na parte musical vemos uma banda despojada, com um bom entrosamento ao vivo, tocando musicas de todos os seus discos e algumas covers inspiradas que vão de Jesus And Mary Chain até Menudos.
Destaques: Hoje A Noite Não Tem Luar, Head On, On The way /Rise, Baader Meinhof Blues.

COMO É QUE SE DIZ EU TE AMO 1 e 2 (2001)
CD duplo que apresenta um show em duas partes no Rio, que aconteceu em 93, durante a turnê do disco O DESCOBRIMENTO DO BRASIL , um pouco antes da banda decidir não mais fazer shows ao vivo. Uma ótima oportunidade de conferir a performance vivo da maior banda do Brasil em seu estado puro, sem super produções de estúdio. Tem até improvisos de covers de bandas internacionais como Lithium do Nirvana e Gimme Shelter dos Rolling Stones.

AS QUATRO ESTAÇÕES AO VIVO (2004)
Ultimo disco lançado até o momento, este também é um álbum duplo, desta vez com a turnê em 1990 do mega sucesso AS QUATRO ESTAÇÕES, onde a legião lotava estádios pelo Brasil. Bons tempos...

Discografia Renato Russo:
Presente (
2003) - Póstumo
O Último Solo (
1997) - Póstumo
Equilíbrio Distante (
1995)
The Stonewall Celebration Concert (
1994)
Saiba Mais:
pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo
www.renatorusso.com.br
cliquemusic.uol.com.br/artistas/renato-russo.asp
www.legiaourbana.com.br
www.urbanalegiao.blogger.com.br

Saca só essa: Todo mundo sabe que os discos da Legião estão em catálogo até hoje e dificilmente vão sair. Como é muito fácil achar qualquer música de qualquer disco, aqui vai uma raridade para os fãs mais indóceis: um som do Aborto Elétrico gravado num show na Funarte em Brasília em 81 – Que País É Este. http://www.4shared.com/account/file.jsp?id=24478206&sId=Gre683o8qT5IEuRA
A qualidade não das melhores, mas mesmo assim é legal conferir esse clássico em sua concepção original.
É SÓ CLICAR E BAIXAR.

4 comentários:

Anônimo disse...

hehehe quem diria, com marra de crítico musical,e idolatrar o merda do renato russo???, pior, gostar de legião urbana ? hauahauahaa.
comédia mesmo !

leia esse cometário:
http://naturalhigher.blogspot.com/2007/10/top-10-rasteiro-os-piores-da-mpb.html

Enilson Leginário disse...

Filhoa da puta tem inveja de Renato Russo...
Respeita o melhor Rockeiro do Brasil...
Otário vai morrer anônimo....

Só pode gostar de Lady Gaga...

vai te fuder...

Legionária disse...

Invejoso! Renato Russo foi um dos maiores poetas, músicos e letrista de todos os tempos. Vc deve ser só mais um cara idiota e sem cultura que existe...

thyago disse...

e realmente um filho de puta mesmo, deve amar babado novo!



filho da puta!



reverencia!
sua puta!