quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Grandes Problemas Brasileiros: O Galvão Bueno




É isso ai… goleada da seleção de 5X0 no Equador ontem a noite, pelo menos uns 3 gols sem querer, (o primeiro do Wagner Love, o do Ronaldinho dentuço e aquele ultimo do Kaká) a festa da torcida no Maracanã lotado, com a presença da celebridade global em peso nos camarotes Vip´s… o queridíssimo Luciano Huck – o assaltado do mês, aquele que com toda “propriedade” que a indignação de ter sido uma vítima da absuuuuurda violência das ruas de São Paulo lhe cabe, disse que caso levasse as balas na cabeça, deixaria “Uma multidão bastante triste. Um governador envergonhado. Um presidente em silêncio”… caramba, quem esse correria pensa que é, para assaltar O Luciano Huck? Mas enfim, voltando ao futiba, foi uma noite especialíssima – pelo menos para o nosso queridão Galvão que deve ter tido um orgasmo à cada gol acidental do jogo de ontem. Mas… é isso aí… com vocês, o narrador-torcedor mais amado / odiado do Brasil: O Galvão Bueno, velho batuta e graaaaaaaande figuraça. Daqueles que a gente adora odiar (por isso o subtítulo “It´s cool to hate”). Quem é que nunca ouviu falar, quem é que nunca ouviu dizer e digo de novo – quem é que nunca ouviu falar do Galvão Bueno do Plim-Plim? Quem é que já não ouviu a famosa frase: “Bem, amigos da Rede Globo…”? Ou essa então: “Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrronaldiiiiiiiiinhooooooooooooooooooo(cof, cof)ooooooooooooooo(sigh)ooooooooooooooooooooooooooo(urgh)oooooooooooooooooooooooooooo!!!!!” Deixa que eu mesmo respondo: o Brasil inteiro, porrrrra!


Não vou ficar aquí desperdiçando meu tempo e o de quem ta lendo isto dissertando sobre a influência e a manipulação que a TV Globo exerce sobre a massa (o povão, eu digo. Não massa de bolo ou o Carlos Massa, o Ratinho, que fique bem claro) no País, mas se você quiser conferir uma ótima análise sobre este assunto vai aqui uma dica: procure no Google (this is not a jabá) o documentário “Além do Cidadão Kane”, que é uma visão critica totalmente fundamentada do poder que a Globo, um gigante conglomerado das comunicações pode mover e como ela afeta diretamente a vida das pessoas em todos os meios: político, social, econômico, educacional. Afinal…
“Conhecimento é poder.” – Francis Bacon
“Informação é poder.”
“Poder é poder.”

As duas ultimas citações acima são do grande Dwight Schrute, da espetacular e hilária série de TV “The Office”. Muito boa. Recomendo.

Maaaaaaaaaaaaaaas voltando ao Mestre Galvão… bem, eu já vi muita gente polêmica e controversa, tanto no cotidiano, quanto na mídia e na política (espere aparecer por aqui em breve algo do tipo: “Decifrando Maluf”), mas nenhuma delas (pelo menos pra mim) consegue chegar perto do Maior Torcedor da televisão Brasileira.

Galvão Bueno, o imortal narrador-comentarista-torcedor que é parte integrante do
riquíssimo folclore nacional ao lado de outros ícones – e também imortais Silvio Santos, Dercy, Hebe Camargo, Malufão e por ai vai … - é um cara que desperta como ninguém o lado passional das pessoas. Principalmente daqueles que acompanham os jogos que ele narra (e torce). Uma coisa obvia em suas transmissões é o seu jeito único de narrar e deixar claro pra qualquer pateta qual time ele está torcendo naquela ocasião. Mas apesar disso, uma questão que nunca foi respondida é pra qual time que realmente pertence o coraçãozinho do “queridíssimo”Galvão. Algumas pessoas tem suas teorias.

Aqui em São Paulo todo mundo diz que ele é Corintiano. Os corintianos já dizem que ele é palmeirense. Uma desmente a outra, mas uma coisa todas tem em comum: ninguém quer ter o Urubuzao-Bueno (ai vai uma suspeita subliminar de minha parte, mas enfim…) ao seu lado na arquibancada num jogo do seu time. E se for numa final de campeonato então, que ele nem esteja no mesmo Estado de preferência. Vai ver essa má reputação procede de seu extenso e vergonhoso currículo:
Galvão Bueno
1982 - 2007

1982 – eliminação do Brasil de Telê Santana da Copa do Mundo pela Itália
1986 – Brasil dança mais uma vez – e a Argentina fatura o título!
1990 - fracasso da seleção do Lazzaroni
1994 – morte de Ayrton Senna
1994 – São Paulo perde a final da Libertadores nos penaltis pro Vélez Sarsfield do grande goleiro Chilavert em pleno Morumbi lotado (eu estava lá)
1995 – atual – Rubinho (aposta incondicional de Galvão) nunca saiu da mediocridade
1996 – Avião dos Mamonas Assassinas cai na Serra da Mantiqueira - eu sei… isso possivelmente não deve ser culpa dele (mas eu disse “possivelmente”), mas é só pra enriquecer (mais ainda) a fama de pé-frio do Galvão
1996 – Nigéria derrota o Brasil na final das Olimpíadas – único titulo internacional que o nosso futebol jamais conquistou
1998 - Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooonaldiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhooooooooo(gurc!) ooooooooooooooooooooooo passa mal na final da Copa e o Brasil perde de 3X0 pros franceses.
De 2000 pra cá – O pequeno gigante São Caetano (minha terra). perde todas as finais que disputou – e agora foi rebaixado pra segunda divisão do Brasileirao.
2001 – atentado terrorista destrói as torres gêmeas do WTC, deixando inúmeros mortos e feridos (seria Galvão um terrorista?)
2006 – França elimina Brasil da Copa mais uma vez
2007 – Boca Juniors enfia um chocolate no Grêmio e vence a Libertadores
2007 – Sai na porrada com um diretor de jornalismo da Globo (boniiiiiito…)

E isso só nos últimos 25 anos.

Agora uma coisa engraçada: mesmo quando não rola monopólio da Globo e os conchavos do Plim-Plim com a CBF – os famosos contratos de exclusividade - e tem jogos que são transmitidos por outras emissoras, a rede do sr. Roberto Marinho (in memmorian) consegue ficar com a grande maioria do público. Quero dizer… por mais tosco e criticado que seja, o Galvão consegue trazer pro seu lado a maioria do povão.

E não é só no futebol que o Galvão Bueno dá as caras não. Onde tiver algum evento esportivo importante, lá estará ele. Com suas sacadas espetaculares e contundentes (cala a boca Magdo!), justificando todo o status que ele adquiriu em seus lendários anos e anos de carreira (não me interpretem mal). Até nos games de futebol do Playstation ele imortalizou sua prestigiada voz – e o pior é que a molecada adora!

Reconheço com um pouco de vergonha, que por mais que eu tenha motivos de não gostar da rede Globo e bla bla bla, simplesmente não tenho saco de assistir jogos de futebol em outro canal). Acabo sendo mais um “amigo da Rede Globo” por opção e juro “pelo amor dos meus filhinhos" (que ainda terei um dia… pelo menos uns sete) que não sei explicar por quê.

Será que além de um péssimo narrador, Galvão também exerce sob os telespectadores algum tipo de controle hipnótico? Qual será seu segredo? Como ele consegue mesmerizar as pessoas fazendo-as aturar suas horríveis narrações mesmo sabendo o quão toscas elas são?

Será que Galvão Bueno é um mutante? Eles estão em voga no momento… nuns gibis da Marvel por mês, três filmes, desenhos e seriados, novela na rede do Bispo… até o Nazi do IRA! Lançou um CD com o titulo de Wolverine Blues!

Se prestar atenção nas transmissões da Globo, em todos os jogos, sempre vai aparecer algum patético Zé-ninguém querendo aparecer na “telinha” com um cartaz com dizeres do tipo: “Alô Galvão”, “Eu te amo Galvão”, “Galvão, é nóis aqui na Globo”, “Galvão, estou grávida”, “Galvão, quero dar o c* pra você”… com certeza isso é algo pra se indagar. Como um cara tão publicamente odiado e execrado pode ser também idolatrado em rede nacional pelas mesmas pessoas que dizem não o suportar? Esse é um paradoxo tão indigestamente complexo que nem Freud explica (ou explicaria).

Fora alguns outros fatores externos facilmente identificáveis. Claro que o Galvão é um tipo peculiar e estranhamente exótico (à sua maneira), mas também não podemos esquecer de seus “parceiros de crime”… tão mequetrefes quanto ele:


Falcão - ex-jogador e ex-técnico da seleção, fato freqüentemente enaltecido por Galvão (ele só esquece de dizer que Falcão nunca ganhou nenhum título em ambas as funções)
Arnaldo César “A regra é clara!” Coelho – apitou a final da copa de 82 (bem, isso é de se reconhecer que tem seu mérito…). Também tomou um gancho de 3 meses da Globo em 2000, por desfilar em uma escola de samba no Rio sem autorização (como ousa??).
Casagrande – procure pela comunidade do Orkut – O Casagrande só fala merda. Lá tem material ultrajante de sobra, alem de links para outras comunidades que também esculacham o tipo*.

Esses são os seus comparsas mais freqüentes, mas em certas ocasiões especiais Galvão recebe convidados do naipe de Romááááááááááário (1000 gols!), Ronaldão que já jogou no São Paulo, Flamengo e na seleção de 94 e que hoje é pastor evangélico, (o atleta do século, rei do futebol, ex-ministro extraordinário dos esportes, ex-Xuxa e fala-merda de todas as horas) Edson Arantes do Nascimento, o genial – e genioso Pelé e vários outros.

Outra coisa estranha alem de seu cabelinho penteado sempre para trás (por que será?), seus terninhos sempre ostentando orgulhosamente o emblema da emissora que lhe paga o pãozinho de cada dia, do seu enorme nariz de tucano e a façanha de não morrer engasgado com sua enorme língua é o fato de o figura só aparecer da cintura pra cima. Será que sua reputação de pé-frio-filha-da-puta é verdadeira e Galvão pertence a alguma espécie bizarra de seres que tem os dois pés enfiados em gigantescos blocos de gelo maiores do que o iceberg que afundou o Titanic?

Vale frisar também a sua predileção (um tanto improvável) por artistas baianos pra embalar as campanhas da seleção em Copas do Mundo. Com a gostosa da Ivete Sangalo (quando é que ela vai posar para Playboy?) deu certo em 2002, já com o Olodum em 2006 nao. O que virá por ai em 2010… Carlinhos Brown? Terrasamba? Caetano Veloso? Gasp!

Como já foi dito acima, o cara era o maior fã do Ayrton Senna e vejam só no que deu. Depois foi o Rubinho Pé-de-chinelo que Galvão profetizou que seria o novo Senna – e que nunca foi para frente (got it?). E o Rrrrrrrrrrrrrrronaldiiiiiiiiiii(acho que vou enfartar!)oooooooooo-ooooooooooooo-ooooooo “Fenômeno”? Será que teriam acontecido tantas zicas com o cara (joelho bichado, esfiha estragada na final da Copa de 98, obesidade, aquele ridículo corte de cabelo, Cicarelli…?) se o Galvãozão não o tivesse pegado pra babar ovo e idolatrá-lo como o mito (o novo Pelé) que ele nunca foi (e será)?

Concluindo: Galvão Bueno pode ser muitas coisas pra voce: (um péssimo) narrador, torcedor, comentarista, corinthiano, palmeirense, - menos são Paulino!!! Sai pra lá Urubuzão!!! - filho-da-puta mor, objeto de desejo (afinal tem gente que gostaria de dar o r*** para ele, se duvida preste atenção nos cartazes quando for ao estádio ou mesmo pela tv.), mas uma coisa é certa: vamos ter que aturá-lo por muuuuuuuuuuuito tempo. Ainda mais se ele realmente pertencer à (já citada anteriormente) estirpe dos Illuminatti brasileiros, proféticos imortais detentores da água da vida. Se assim for, prepare-se pra se ver velhinho(a), daqui à 50 anos, sem dentes e num asilo, junto com mais uma cambada de contemporâneos, tão ou mais senis que você (Nossa! Que visão mais nilista!), na frente de uma holo-tv sintonizada no Plim-Plim – que a essa altura já terá dominado o mundo e as galáxias - vibrando ao som da voz do Mestre mais uma vez: “Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool!!!!! É!!! É do Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil!!!!”

Brasil-sil-sil-sil-sil-sil...


*Eu ia terminar esta frase com “o mesmo”, mas ai ficaria muito com cara de boletim de ocorrência.

Saca só essa: Galvão Bueno é sinônimo de futebol e vice-versa. Então o sonzinho de hoje tem que ter a ver com um bom futiba. Como eu odeio aquela música do Skank “Uma Partida de Futebol”, vou mandar essa porrada do Flicts – Lá se vai o campeonato -
http://www.4shared.com/file/26824046/e4f19659/flicts06.html que é muito foda e que tem um refrão no final que é (pra mim) também uma homenagem ao velho Galvão, o maior narrador da tv brasileira.

Nenhum comentário: